Toxinas financeiras: saiba quais você deve evitar

Você sabia que existem muitas formas de você perder dinheiro sem perceber que está perdendo dinheiro. É isso que o que eu chamo de toxinas financeiras fazem. Você pode até pensar que elas estão te “salvando”, como no caso do cheque especial, mas elas são um perigo para qualquer planejamento e principalmente para a sua vida financeira.

Hoje, vou te apresentar algumas delas. Confira:

Tarifas bancárias
Essas talvez sejam as mais comuns. São pequenos valores que vão saindo da conta e muitas vezes nem percebemos se não ficarmos de olho no extrato. A manutenção da conta ou a anuidade do cartão, por exemplo, é um produto que o banco ganha muito dinheiro e muitas vezes com uma simples ligação na central você consegue isenção. Sem contar os diversos bancos online que hoje nem cobram essas tarifas.

Cheque especial
Essa é a pior toxina financeira de todas! O meu conselho para todos é: não tenha, não use. Muita gente pode até pensar “ah, mas o cheque especial já me salvou”. Se você teve uma emergência em um mês e acabou usando ele, ok. Mas se você precisar estar sempre recorrendo ao cheque especial, você precisa descobrir o problema. Porque os juros são altíssimos e você perde muito dinheiro nisso. Então ao invés de usar o cheque especial, você precisa entender que o seu problema está no fluxo do caixa e resolvê-lo.

Seguro de cartão protegido
Os bancos são obrigados a fazer a contestação de compras não reconhecidas e muitos cobram um seguro extra para isso. Então se você cuida bem da sua senha não precisa ter um desses, não precisa pagar esse seguro.

Títulos de capitalização
Não é exatamente uma toxina, mas pode te enganar e fazer você perder dinheiro. Com títulos de capitalização a pessoa tem uma falsa ilusão de que seu dinheiro está rendendo, quando na verdade não rende praticamente nada. Mas é um produto que as pessoas buscam para ganhar prêmios. Pessoalmente eu acho que é um produto ruim, mas pra quem adora jogos, pode ser um bom produto. Quem gosta de jogar na loteria, por exemplo, pode comprar uma capitalização pra ficar participando de sorteio. Então é um produto voltado para a questão de participar dos sorteios, mas é importante ressaltar que não é um investimento.

Poupança
Assim como os títulos de capitalização, não é uma toxina financeira mas pode dar a falsa sensação de ser um investimento. Como o próprio nome já diz: serve para poupar. Então você tira seu dinheiro da conta corrente, onde não tem nenhum tipo de rendimento, coloca na poupança para deixar guardado porém com um rendimento pequeno. Então a poupança serve para você poupar, não para investir.

São em pequenos detalhes que podemos ir mudando a nossa vida financeira e se livrar das toxinas financeiras é um começo. Você lembra de outras toxinas que não foram apresentada aqui no post? Deixe nos comentários!

E não esqueça, se estiver precisando de ajuda para organizar suas finanças, eu posso te ajudar!

 

Inscreva-se no blog

Receba a notificação sempre que houver uma nova publicação no meu blog!