Antes de começarmos a falar sobre a importância de você, que investe ou pretende começar a investir, conhecer os produtos do mercado financeiro, nós precisamos entender o que você quer. Porque para aprender sobre isso você precisa de tempo e, o mais importante, precisa querer aprender. Então você vai refletir, e se olhar e pensar “não é isso que que eu gosto, prefiro ter alguém que eu confio que faça isso para mim”, também está tudo bem. Mas se esse não for o caso, se você quiser mesmo saber mais, então nós temos dois caminhos.
O primeiro é se você quer entender sobre os produtos e o segundo é se você quiser conhecê-los. Hoje todas as pessoas que investem escutam muito falar sobre a importância de ter uma carteira diversificada, sobre ter que colocar um pouco em cada lugar, mas tá… em quais lugares? Eu gosto de comprar a diversificação com temperos na comida. Se você colocar muito orégano, você estraga a pizza, se colocar pouco, ela não fica tão boa. Então é preciso saber a quantidade ideal.
Então se você opta pelo primeiro caminho, você precisa ter uma pessoa do seu lado que conheça o assunto, um especialista. Ele vai te entregar o conteúdo “mastigado”. Vai te explicar o que é aquele produto, para o que ele serve e quais são as vantagem e desvantagens. Ou seja, ele vai te explicar como o orégano é e qual é a quantidade certa que você deve colocar. É algo mais simples, apenas para você saber o que está acontecendo.
Mas se você escolher ir pelo segundo caminho e conhecer os produtos, você vai precisar de mais tempo, mais paciência e mais estudos. Você vai começar a estudar cada ativo, renda fixa, fundos de investimentos, criptoativos, etc. E aos poucos você vai entendendo o que cada um deles pode te proporcionar, quais são os riscos que ela te trazem. Você vai fazendo testes para ver o que funciona melhor para você.
E a partir do momento que você começa a conhecer melhor, você começa a fazer uma carteira que tenha mais a sua cara. Claro que você vai precisar de ajuda nos primeiros anos, afinal, ninguém consegue acertar uma carteira 100%. A gente sempre tenta ficar o mais próximo do acerto. No começo, é comum cometer muitos erros. Mas com a experiência você vai chegando mais perto de acertar, você vai aprendendo. Vai começar a andar com as próprias pernas.
Hoje menos de 5% da minha carteira de clientes tem esse interesse em se aprofundar nos produtos do mercado financeiro, a maioria só quer entender. Então vale muito a reflexão: você quer conhecer ou quer entender? Prefere se sentir seguro ou desbravar? Quer fazer a trilha com um guia ou com um mapa?
Independente da sua escolha, nós estaremos aqui para te ajudar!