Você sabe o que o touro significa no mercado financeiro?

Você com certeza já ouviu falar do Charging Bull (touro em investida, em tradução livre), mais conhecido como touro de Wall Street, certo? Uma escultura que fica em frente à entrada da Bolsa de Valores de Nova York e há anos é um famoso ponto turístico da cidade. Ontem (16) aconteceu a inauguração do Touro de Ouro em frente a B3, a bolsa de valores brasileira. Mas, afinal, você sabe qual é o significado desse animal no mercado financeiro?

Quando o mercado está em alta, nós usamos o termo “bull market” (mercado de touro). Geralmente é usado para momentos em que o mercado tem um alta acima do normal, com um crescimento de pelo menos 20%. Mas por que o termo “bull” (touro)? Pela forma que o touro trata as suas vítimas, usando as chifres para jogá-las para o alto, mesmo quando ele está ferido.

O termo usado para quando está acontecendo o inverso, ou seja, quando o mercado está em baixa, é o “bear market” (mercado de urso) e assim como o caso do touro, tem relação com a forma de defesa do urso, que se defende jogando sua vítima no chão. Ou seja, um movimento de cima para baixo.

O Charging Bull foi um presente do artista italiano Arturo Di Modica após o colapso acionário de 1987, como uma forma de ele mostrar a sua confiança no futuro dos Estados Unidos. No Brasil, a escultura chega em um momento de crescimento no número de CPFs na B3.

Inscreva-se no blog

Receba a notificação sempre que houver uma nova publicação no meu blog!