Trabalhar com planejamento financeiro não é fácil. E eu sei que se ater aos planejamentos de longo prazo, também não é fácil. Depois que você monta a estratégia, é necessário lidar com a ansiedade. Já tive casos que deram o ok para o longo prazo e meses depois já estavam começando a pensar que jamais iriam conseguir chegar no final. E por que isso? Por causa da ansiedade.
É preciso entender que esse não é um processo lúdico. Ele é como uma colheita, é preciso plantar hoje e cuidar todos os meses para lá na frente você finalmente colher os resultados. Vamos com um exemplo: você sabia que se você começar hoje uma plantação de Eucaliptos, vai demorar no mínimo 10 anos para que você ganhe dinheiro com ela? Isso porque é o tempo que ele demora para crescer e estar pronto para ser comercializado. Mas durante esses 10 anos você precisou plantar, regar, cuidar dele, controlar para que ele não sofra com pragas. E é exatamente a mesma coisa com seu objetivo de longo prazo.
Você vai plantar ele hoje, e mensalmente ir regando. Quando as pragas aparecerem, e as pragas aqui são as crises que vivemos, você vai cuidar delas. Agora por exemplo, nós estamos no final de uma crise de saúde, o Brasil sofre a cada 4 anos uma crise política. Então é claro que as pragas vão existir, mas durante os 10 anos você vai cuidar da plantação, e no final você vai colher os frutos dela.
Eu quero que a partir de agora você pense que o longo prazo é 10 anos. Para muitos, dois anos já é longo prazo… porém, quais frutos você colhe em 2 anos? É o fruto que você quer? Ou é uma fruta que ainda não amadureceu?
Eu sou um exemplo vivo disso, eu comecei meu plano de aposentadoria aos 18 anos com 70 reais. Então foi lá atrás, e eu ainda não cheguei no meu objetivo. Já passaram mais de 10 anos e ainda faltam mais cinco ou seis. Então como eu faço pra controlar minha ansiedade? Eu tenho meus objetivos de curto prazo que me trazem satisfação e fazem com que eu continue meu caminho no longo prazo. Porque eu tenho satisfações intermediarias.
Então quando você determinar um objetivo para guardar por mês, não coloque todo o capital no longo prazo. Se você pode guardar 1000, guarde 500 pro longo prazo e 500 para objetivos a curto prazo. Porque se não você vai desistir. Sua ansiedade vai falar mais alto que seu desejo.
Não sabe por onde começar? Comece com ativos conservadores. Não vá começar direto no agressivo pra ganhar muito e acelerar o processo. O processo só vai ser acelerado se a tua profissão te permitir um upgrade, se sua carreira te permitir aumentar a receita e a única forma de acelerar é você colocando mais dinheiro. Mas nunca todo ele. Você pode guardar mais no ano seguinte, é isso que você vai fazer: se agora você pode 1200 por mês, coloque 700 no longo prazo e mantenha os 500 para as realizações de curto prazo. Assim você mantém o controle da ansiedade e terá o resultado satisfatório do longo prazo.
E claro, não esqueça: se você tiver precisando de ajuda para organizar suas finanças e seus objetivos de longo prazo, conte comigo!