Os riscos de não se planejar corretamente

Planejamento é essencial em todos os aspectos da vida. Afinal, quando não nos planejamos para algo, existe uma grande chance que no final as coisas deem errado. Mas mais importante do que apenas planejar, é fazê-lo da maneira certa. Eu tive o caso de uma cliente, a Maria*, em que a família quase perdeu tudo por conta de um planejamento feito da maneira errada. 

Ela nasceu durante a falência do pai dela. Ele era dono de um cartório e tinha uma renda alta. Antes dela nascer, ele resolveu vender o cartório para investir em uma rede de supermercados, assunto que ele não entendia nada. Ele fez grandes aportes financeiros. Ele nunca chegou a cogitar que as coisas poderiam não dar certo e comprometeu quase toda a renda da família. No entanto, as coisas não saíram como o planejado e ele perdeu todo o investimento.

O que aconteceu? Ele nunca mais se reergueu, ele precisou encontrar um outro trabalho e se tornou empregado – não mais empregador. Ele nunca se refez financeiramente e nem emocionalmente. O filho acabou se tornando o pilar financeiro da casa. Então, quem dava segurança financeira para a Maria era o irmão mais velho. No entanto, ele morreu quando ela tinha 15 anos. 

A partir daí o pai dela voltou a ser o pilar financeiro, porém, dois anos depois ele também acabou falecendo. Aos 17 anos de idade, Maria quase ficou desamparada financeiramente. Ela tinha apenas uma pequena poupança que o pai havia feito – o dinheiro deu para pagar somente a faculdade dela.

Maria aprendeu com os erros do pai e não os repetiu. Hoje ela é uma mulher bem-sucedida, que não apenas guarda o dinheiro, mas aprendeu a investir e multiplicar. Mas quantas pessoas não conseguem dar essa volta por cima? Quantas pessoas repetem esse erro?

Hoje você pode estar pensando em começar um grande investimento, mas já pensou nas consequências que ele podem dar para a sua família caso dê errado? Não basta apenas planejar um investimento, é preciso fazer ele da maneira correta, se blindando dos possíveis riscos.

* Para preservar a identidade da cliente o nome foi alterado.

Inscreva-se no blog

Receba a notificação sempre que houver uma nova publicação no meu blog!