Quais os riscos que a sua profissão oferece?

Existem profissões mais arriscadas que outras, e não no quesito segurança física. Um médico, por exemplo, precisa estudar pelo menos 10 anos para chegar a um bom patamar. São pelo menos 6 anos de dedicação exclusiva à faculdade e depois mais vários anos de especialização. Consequentemente, eles recebem valores altíssimos e tem riscos maiores. 

Por exemplo, um plantão pode pagar 2 mil reais – dependendo da especialidade, muito mais. Que outra profissão permite isso? No Brasil, pouquíssimas. E médicos correm dois grandes riscos: de serem processados ou de perderem a capacidade de trabalhar – seja por um acidente ou uma doença. E risco de perda financeira nesses casos, é gigante.

Existe, sim, o risco do médico ser processado se a pessoa não gostar do procedimento ou do resultado ou se a pessoa vier a falecer durante uma cirurgia, a família pode processar ele. E os valores de indenização podem ser altíssimos. 

Você também pode sofrer um acidente e precisar de uma cirurgia no braço, por exemplo. E se você é cirurgião, isso irá te tirar do mercado por um tempo. Mas, o risco mais sério e que pode trazer verdadeiros problemas para um médico, é se ele sofrer um acidente ou se tiver uma doença que o tire definitivamente do mercado e precise se realocar em uma área diferente. 

Se você tem 60 anos e descobre um problema na visão e não pode mais fazer cirurgias, pode passar a administrar uma clínica, mas verá a sua renda diminuir – e muito. E um médico aos 60 anos ainda está ativo e indo muito bem na profissão, recebendo uma alta renda.

A solução para ter uma segurança na profissão é ter um seguro civil profissional. Ele irá te trazer conforto de que sua renda está segura. Porque se você for processado, ele paga a indenização. Se você precisar fazer uma cirurgia que te impeça de trabalhar, ele irá pagar o seu salário durante o período de recuperação. E se você não puder mais praticar a profissão, ele irá te pagar um valor para te ajudar a manter o seu padrão de vida. 

Então é extremamente importante que a pessoa tenha noção do risco que ela corre, baseada na profissão que escolheu. Essa proteção, aliada ao planejamento financeiro, fará que você tenha uma vida mais tranquila e com menos preocupações em relação ao futuro. Está esperando o que para começar?

Inscreva-se no blog

Receba a notificação sempre que houver uma nova publicação no meu blog!